quarta-feira, 7 de novembro de 2007

"Osvaldinho"(Carmen Vallet)


Homenagem ao Osvaldinho


Numa tarde, véspera de ano novo,olhei sobre o muro da minha casa e ví um filhotinho de canário, bem pequeno,mal sabia voar. Oferecí comida e ele ficou aqui.Ví que era um canário Belga, daqueles com "topete" e tudo.Amarelo acinzentado, todo rajadinho.


Fiquei com ele e lembrei-me que, uma vizinha,que estava viajando, tinha uma criação de canários.Como eu conhecia a criação, pensei:Será que é da vizinha? Porque parecia ter a mesma idade deum de seus filhotinhos.Fiquei cuidando dele até que a vizinha voltasseda viagem do ano novo.Após ter confirmado que o filhotinho erada sua criação, pedí a ela para ficar com ele,uma vez que ela tinha vários e eu gostei dele.Ela concordou e assim, eu ganhei mais um presente, como os outros animaizinhos que tenho.Ganhei uma fêmea (da vizinha também), a Lurdinha.E assim, com companhia meu canarinho foi aumentando sua familia.Os filhotinhos , quando adultos, eu dei de presente para minha sogra, e para meu compadre, mas eu tinha notícias deles e a certeza de que eram bem tratados.Eles também gostavam demais de canários.Assim foi, até que a Lurdinha morreu e eu fiquei sómente com o Osvaldinho.


Ele deu-me muitas alegrias. Nunca vi um canário cantar tanto, a pontode impressionar até quem telefonava e ouvia.Acompanhava as músicas do meu micro e fazia companhia ao Monhonho, meu papagaio e a mim.Quantas vezes, esquecí a portinha da casa dele(que era bem grande) aberta, e ele não ia embora.


No ano passado ele começou a ter crises estranhas parecia falta de ar e coração acelerado.Mas, as crises passavam. Diziam que ele estava velhinho.Na semana passada ele começou a perder o equilíbrio e eu felizmente estava aqui para ajudá-lo, dando comidinha no bico, água com colher, etc.Mas, parece que o tempo tomou conta dele.


Ontem pela manhã, eu percebi que ele não estava nada bem. Não ficava em pé e estava ofegante.Peguei-o na palma da mão, cobrindo seu corpinho com um paninho macio e fiquei com ele assim,por toda manhã.Fiquei olhando para ele e tentando ajudá-lo para ver se conseguia tomar uma gota de agua ou comer.Mas, nada.E, assim ele morreu, infelizmente.Estou muito triste.


Hoje pela manhã, o pássaro (que não sei qual é)que canta na árvore da minha calçada, não cantou.Parece que os animais são mais solidáriosque os homens.Aqui está o maior silêncio.Sinto falta do canto do Osvaldinho.Veterinários dizem que canários vivem em média, 5 anos.O Osvaldinho completaria 9 anos em novembro próximo.Ele com certeza é daqueles presentes que Deus reservou especialmente para mim.Ele não foi comprado, eu ganhei.Para mim, ele foi um passarinho quese transformou em poema.Então, estas rosas e esta música...Vou sentir muita saudade dele.


texto, foto e desenho: Carmen Vallet18.09.05Site da autora : http://ca-vallet.net/menu_petshop.html
------------------------------------------------

Nenhum comentário: