quinta-feira, 8 de abril de 2010
Aelita e as tintas
Aelita, "feliz como um pardal" no colorido monte de tintas.
Tela da menininazinha.
Todas as crianças são naturalmente artistas, poetas, ainda mais as que vivem em ambiente propício.Algumas produzem arte abstrata, ou são metonpímicas, muitas constroem metáforas inocentes mas verdadeiras.E sempre belas.Palavra de psicóloga.
Desde que adultos não metam a colher,"corrigindo e modificando" a produção , a arte infantil é perfeitamente válida.Que não forcem, mas a deixem fluir.E, evidentemente, na representação abstrata, tudo é válido e pode suscitar mil interpretações.Pelo menos, a criança crescerá em ambiente onde o belo pode ser louvávelmente explicitado.E a liberdade e ser e fazer também.
Aqui, no Filhotes de Borboleta, temos telas de Luiza Campos, neta da artista plástica e poeta Graça Campos e filha da jornalista Luciana Campos, uma tela do Alam, sobrinho de Deia Leal, poemas de Victória Falavigna,cuja capa de seu livro Poesia e Arte de Victória, é produto de seus próprios desenhos de criança,poemas de Simão , premiado no concurso do CLESI de Ipatinga e falamos dos meninos de Mariana, no Projeto Anjos Negros, orientadas e motivados pelos aldravistas e as telas Anjos Negros, de Deia Leal (a poeta Andreia Donadon).Tanto ela quanto J.B. Donadon , J.S.S.Ferreira e Gabriel Bicalho, levam haikais às escolas e até publicaram um número extra , o Aldravinha, com o resultado desse belo trbalho.
Noutro dia, na Lagoa do Nado, com o poeta Ricardo Evangelista, fiz uma oficina de trovas e foi delicioso.
Por mais que possa significar oportunismo de alguns pais, professores e adultos, consideramos que , não obstante as intenções de produzir poesia e arte infantil sempre será melhor que deixar os petizes aprenderem o que não é bom , em meio a balas perdidas e abusos sexuais.A beleza é bem vinda, curativa, útil e propulsiona melhores pensamentos.
Em serviço público, em vez de terapias tradicionais, usei muita ludoterapia baseada em Artes e Letras e os resultados são deliciosos e efetivos.Só não se pode forçar a barra.Ou começar a obrigar a criança a fazer mais e mais, para ganharem dinheiro, às suas custas-isso não!
A própria Aelita é uma pintura, conforme diria minha avó, em sua linguagem antiga.Lindinha mesmo!Sua vocação poderá passar ou não, mas o fato do dono da galeria expor ainda assim, ao saber-lhe a idade, é algo adorável, mesmo pequenina, se tudo for encarado naturalmente,ela registrará essas manifestações o que contribuirá para uma autoestima que será generalizada ao longo de sua vida.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Psicóloga, artista plástica e poeta.
Belo Horizonte, MG-Brasil
Leiam essa nota e tirem suas conclusões:
"Menina de 2 anos expõe quadros na Austrália
Diretor de galeria em Melbourne aceitou quadros sem saber que eram de menina de 2 anos.
CADÊ MEU TETÊ???
Uma menina de 2 anos terá suas pinturas expostas em uma das principais galerias da Austrália.
Mark Jamieson, diretor da galeria de arte Brunswick Street Gallery de Melbourne, segunda maior cidade da Austrália, afirma ter aceitado expor as pinturas abstratas de Aelita Andre, sem saber que a artista tem apenas 2 anos.
A mãe da menina, Nikka Kalashnikova, também artista, não mencionou a idade da filha ao mostrar os quadros ao diretor, que gostou do que viu e fez questão de incluir as obras em uma mostra com outras duas outras artistas, uma delas, a própria mãe de Aelita.
Kalashnikova disse que, ao apresentar as pinturas da filha a Mark, ela e o marido apenas queriam uma outra opinião sobre o trabalho da pequena artista, que acreditam ser uma criança prodígio.
Após Jamieson descobrir que as obras tinham sido pintadas por uma criança, mesmo admitindo constrangimento, decidiu levar adiante a idéia de expô-las.
Antes de descobrir a idade de Aelita, o diretor já teria mandado produzir convites e feito publicidade sobre a mostra.
"Vou manter a exposição, mas isso não vai se tornar algo comum aqui", disse ele ao jornal australiano "The Age".
A mostra das pinturas de Aelita, avaliadas entre US$ 250 e US$ 1,5 mil, começa no final de janeiro."
FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL951599-7084,00.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário