terça-feira, 9 de setembro de 2008

Alunos da E.E. Dom Benevides visitam ateliê de Déia Leal








Alunos da E.E. Dom Benevides visitam ateliê de Déia Leal

Adorei quando revi essas imagens, no Areté Educar e as trouxe até aqui- para que a Historia seja sempre reescrita no presente ( e sempre, "Paz na Terra aos Homens-e mulheres- de boa vontade").

A Professora Maria da Conceição Pinho Duarte , levou os alunos para matarem a saudade da artista Deia Lela(nome artístico da Governadora do InBrasCI(*), Andréia Donadon , poetisa e contista também.

Nas fotos, vemos as crianças assistindo a vídeo- poemas,entregando à educadora, um álbum de poemas feitos por eles, e também Andréia e eles fazendo uma "Chuva de Poesia", com os impressos por nosso Grupo Poetas pela Poesia e Pela paz (http://poetaspelapoesiaepelapaz.blogspot.com).

A foto em preto e branco, mostra a minha amiga, a professora Eliane Potiguara,descendente da tribo cujo nome foi acrescentado ao seu prenome, líder do Grupo de mulheres Indígenas (GRUMIN) e que representa nossa pátria brasileira em encontros internacionais, muito respeitada e ponderada

Numa das imagens, Andréia entraga a Sãozinha , um exemplar autogafado especialmente para ela e seus alunos, de "A Indiazinha e o Natal"(de minha autoria-Ed.Haruko)(**), uma história cuja protagonista realmente existiu,em versos, que pretende fazer com a idéia da morte ,sem traumas, para crianças.

Texto(fonte Areté Educar, junho de 2008,reprodução do Jornal Aldrava, de Mariana-MG)):

"OS ALUNOS da professora Maria da Conceição de Pinho Duarte (Sãozinha) do 3° ano da Escola Estadual Dom Benevides, visitaram no dia 06 de junho, a casa ateliê da artista plástica e poeta, Andreia Donadon Leal (Déia Leal). Assistiram vídeo-poemas, vídeo-haicais aldravistas, conversaram e perguntaram sobre poesia e principalmente sobre a exposição das telas aldravistas no ateliê. Os alunos estão fazendo o Projeto Anjos Negros - releitura das telas de Déia Leal desde o ano de 2007 e farão exposição em uma galeria de arte ou museu este ano. Produziram também um livro: Cartas em Versos e haicais.
No encontro teve ainda distribuição de poesias do Projeto POESIA & PAZ de Marcus Llobus e Clevane Pessoa(*). Choveu Poesia!!!!



(*) O Projeto Poesia e Paz foi elaborado por Claudio Márcio Barbosa e Clevane Pessoa, com Marco Llobus, que organizou e diagramou poemas de 152 poetas da capital mineira, do interior, de todos os Estados Brasileiros e vários Países, em especial os latino-americamos, mas vieram também dos Estados Unidos, França e Portugal, enviados por e-mail e impressos pela Gráfica editora o Lutador, em papel Couché e com várias parcerias.
Paticiparam ainda, da comissão de organização:Ângela Togeiro, Bilá Bernardes,Silvia Araújo Motta, Ana Alcântara, Brenda Mars,Juan Fiorini ,Leo, e, inicialmente,Ricardo Evangelista ,Tadeu Martins e Claudio Bento.

Nos dia 30/03,estiveram , em Belo Horizonte, na feira de Artesanato, Praça da Liberdade e na Chuva de Poesia e Distribuiçao de livros, além dos já citos, Marco Aurélio Lisboa, Maria Queiroz,Heleide ,Virgilene Araújo, Rogerio Salgado, Wagner Torres e sua filha a jovem poetisa Luana Dandara,Graça Campos,Terezinha Romão, Jacques Franco,Neuza Ladeira,Regina Mello, entre outros mais. No sarau aberto, os poetas contaram com a importante presença do casal cantora e compositora Sueli Silva e poeta e pesquisador Ricardo Evangelista, que brindaram os presentes com músicas de seu show ,Poetas que Sera Tamen, além de fazerem uma alegre roda de poemas, com sua canção "Guerreiro Trovador"




(**) "A Indiazinha e O Natal" foi oferecido a Eliane Potiguara, líder do GRUMIN e prefaciado por Maria Fortuna, escritora de livros infantis, que se encontra na Europa, para lançar em Portugal seu novo livro, A Sementinha, Que Não Queria Brotar(Editora Mazza)



Os projetos ANJOS NEGROS E HAICAIS estão publicados no Centro de Referência do Professor - Minas Gerais.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=61283&tipo=txpd&cp=000000&pai=Relatos%20de%20Experiência&cb=

Nenhum comentário: