quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A ESTRELA-MENINA -Ana Luísa Melgaço Almeida





Imagens:e-book(livro virtual, crianças)
Terezinha pereira, a tia.
Ana Luisa, a sobrinha.

A irmã Maria Fernanda Melgaço de Almeida, já tem poema aqui divulgado.
Agora é a vez de Ana Luísa, com quem me correspondiquando era ...mais novinha.
Aqui, hoje, seu Conto (Projeto Chuá, da COPASA).Essas irmãs Melgaço de Almeida vão longe...Nos passos da tia , acadêmica da Academia de Letras de Pará de Minas, professora, tradutora, poeta e prosadora (autora de "Em Confidência Mineira", "Se Um Pianista Numa Noite Branca","Contemplação"-deste, um dos contos foi trabalhado com minhas alunas das Oficinas de Conto do CCSB, Centro Cultural São Bernardo, de Belo Horizonte, MG).

Prefaciei seu e-book,A PRINCESA E A BAILARINA, criado pelo webmaster Lourivaldo Perez Baçan de escrevi:

"Nessa história gostosa da Terezinha, há uma grande convite: os leitores, sejam eles crianças, púberes ou adultos, devem abrir as asas de seda bordada da fantasia, e voar." (Clevane P de Araújo Lopes).

O download do livro, é grátis:

http://www.caestamosnos.org/autores/autores_t/terezinhapereira_ebook.htm

Aparecerá a mesma capa da imagem acima e basta clicar no canto inferior à direita, que, num passe de mágica, as páginas abrem-se uma a uma, qual num livrinho de papel.Terezinha Pereira costuma fazer oficinas com a criançada de Pará Minas, algo muito louvável, pois na leitura, reside o segredo do saber em qualquer área- o que auxilia no processo curricular e educatico...Quem lê muito, escreve corretamente e desenvolve o imaginário ilimitado, sim , mas que precisa de portas abertas.

Maria Fernanda,a maninha, quase na adolescência, contabiliza coisas de se viver ou ter, no poema da página anterior, que levarei ao SEMENTES DE POESIA (*)e distribuirei aos presentes, junto a este abaico, da outra.

E Ana Luísa, é autora precoce e vivaz.Confiram abaixo.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do InBrasCI-belo Horizonte, MG

"A ESTRELA-MENINA


Ana Luísa Melgaço Almeida



Era uma vez ... uma menina chamada Laura, que gostava muito de vermelho. Um dia, ela estava olhando as estrelas no céu através do vidro da janela de seu quarto quando, de repente, percebeu uma estrela maior do que as outras, de um brilho avermelhado, de forma desconhecida... Então, viu que essa estrela estrangeira não estava no céu. Ela brilhava bem perto da janela de seu quarto. Laura ficou olhando a estrela, olhando, olhando e enquanto a olhava, a estrela foi se transformando numa menina vestida de vermelho, com uma tiara dourada envolvendo seus cabelos negros e longos. Uma princesa vermelha! _ pensou Laura. Mas... será por quê está aqui perto da janela de meu quarto? Com pressa para saber o que era, Laura se levantou de um pulo e abriu a janela. A menina-princesa-de-vermelho falou:

_ Vamos dar uma volta no jardim? Podemos colher lindas e perfumadas flores vermelhas.

_ Oba! Vamos sim. – respondeu a menina. Mas, quem é você?

A menina-princesa não respondeu, mas a convidou novamente para sair para colher flores. Laura pulou a janela e saiu com a nova amiga. Caminharam pelo florido jardim da casa e voltaram com um enorme e perfumado buquê de flores, todas elas vermelhas e embelezadas pelo verdes das folhas. Acontece que, quando Laura pensou em pular pela janela para voltar para seu quarto, viu que ela estava fechada. Ficou assustada. Olhou aflita para a menina-princesa-vermelha e essa lhe sorriu, levantou-se um pouco, como se subisse num banquinho invisível e empurrou a janela para a menina. Laura entrou no quarto e quando olhou para fora, avistou somente uma estrela de luz vermelha, que parecia correr para ocupar seu lugar no céu.

De manhã, a mãe de Laura foi acordá-la para ir para a escola. Abriu a janela do quarto para lhe mostrar que o dia já havia chegado e se assustou com o que viu em cima do criado da filha.

_ Que flores são estas?

_ Flores, mamãe? _ respondeu a menina. Ah! Acho que foi a menina do sonho.

Uma estrela de brilho vermelho, que chegou aqui na janela do meu quarto e depois se transformou em uma menina, toda vestida de vermelho, com uma tiara dourada em volta de seus cabelos pretos e muito compridos. Essas flores, nós duas colhemos no jardim.

_ Acho que você pulou a janela do quarto de novo. Filha, cuidado! Sair andando pelo jardim com o escuro da noite pode ser perigoso... E agora, vamos tomar o café? Já está mesmo na hora de ir para a escola.

Na escola, a menina contou a todos os seus amigos o caso da estrela vermelha que virou menina-princesa-vermelha.

Se os amigos acreditaram?

Não importa. É tudo história mesmo."


(*) SEMENTES DE POESIA é uma ação poética do Museu Nacional da Poesia(MUNAP), dirigido por Regina Mello, que acontece a cada segundo domingo do mês, dentro do Parque Municipal, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerias,na Praça dos fundadores, das 10 h ao meio dia.

Nenhum comentário: