domingo, 5 de outubro de 2008

Jogue Pedrinhas


Minha mãe sentava-se na calçada, o que antigamente, era possível-agora os perigos da cidade grande não permitem- e jogava com a gente um jogo chamado Cinco Marias, talvez porque a contelação onde aoarecem cinco estrelas, assim se chame.



Jogar Pedrinhas
(Jogo também denominado saquinhos,almofadinhas, bole-bole, bugalha, além de cinco-marias)


Escolha ou compre (por exemplo em floriculturas,cinco pedrinhas (com tamanhos sejmelhantes) ou faça 5 saquinhos iguais, com areia dentro.Se puder, peça a ajuda de uma adulto.E pode utilizar meinhas sem uso, por exemplo, do irmãozinho-ou sapatinhos de bebê, de chochet ou tricô.

Feche as mãos e sacuda as pedrinhas .Elas devem caber dentro dentro de suas mãos fechadas.

Jogue-as para o alto, mas não deixe se espalharem demais ao caírem ao chão.

Escolha uma pedra , concentre-se e, com cuidado,lance-a para cima.

Mas, veja bem, treine antes do jogo mesmo acontecer, pois Você deverá apanhar outra pedra no chão antes de aparar a que jogou para cima.

Faça sempre isso,até que todas as cinco fiquem guardadas em sua mão.

Proibição:sempre que for apanhar alguma pedrinha no chão, não deve tocar em
nenhuma outra.

Mas se isso acontecer, recomece tudo: sacuda as pedrinhas , jogue-as para
cima de novo.

O passo seguinte é fazer um arco com a mão esquerda (caso seja canhoto, use a direita), perto das pedrinhas.

Novamente, lance uma pedra para cima.

Agora ,passe uma delas por baixo do arco(sua mão) antes de apanhar a pedra jogada há pouco para cima .

De novo, você não pode tocar em nenhuma das demais pedrinhas.

Repetindo essa jogada .Você deve ficar com todas as pedrinhas em sua
mão.

Se errar, outro jogador começa.Anote quem ganhar em cada lance da jogada.

Se tiver dúvidas, pergunte a uma pessoa mais idosa, por exemplo, uma avó ou avô...

Mas na Wikipédia, você encontra detalhes:

No Wikipédia, tem-se a seguinte descrição do jogo:

“O jogo da bugalha é um jogo em que o objectivo consiste em pegar pedrinhas no ar. Ganha quem passar cinco fases. Na primeira fase é necessário pegar uma pedrinha de cada vez. Na segunda é necessário pegar duas de cada vez, e assim sucessivamente. Quem deixar cair, perde. Esse jogo também é conhecido, em algumas regiões, como 5 Marias, 7 Marias ou ainda como Aleija Mão

No interior de São Paulo e em algumas outras regiões do país o jogo é constituído pelas fases:

1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.

2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.

3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.

4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.

5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.

6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta seqüência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3x4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.”



A pesquisadora Cristina Von, conta em seu livro (*) esse jogo tem origens pré-históricas .Um dado interessante:reis e nobres,usavam , em vez de pedras comuns, pedras preciosas!
(*) “A História do Brinquedo”,

Um comentário:

Marcelo Ferreira disse...

No Sul de Minas havia outra fases como tesourinha, passa-boi e outras que infelizmente não me lembro.

Quanto à descrição das fases acima, lá era diferente na última (a do "gol" com a mão), em vez de ter que fazer o gol com dois lances, antes de jogar tirava-se o ponto jogando-se para cima e pegando com as costas da mão. Quantas pedras parassem nas nas costas da mão, tantas eram as chances de fazer passar cada pedrinha embaixo da mão, salva a última, essa tinha que passar em apenas uma jogada.