domingo, 27 de julho de 2008

POEMA DE JADE





A partir de um desejo expresso de Jade Liz, , por escrito(se "ao menos eu crescesse mais"), brotou-me o poemeto abaixo:


Poema de JADE

Ao menos" se eu crescesse mais",
eu voasse mais,
livre para eu ser mesma...
Ah, na roda do tempo presente,
o futuro desconheço
mas dele espero
o segredo da felicidade,
para a vida inteira.
No momento, adolescente,
planto cada semente
cheia de cuidado e zelo.
Tomara que da sementeira,
brote o maior amor do mundo
e muita realização naquilo
que eu desejar."Ah se eu crescesse mais"
depressa, se eu viajasse à bessa,
se eu já soubesse
quem vou ser...
Mas sei que terei de esperar
e viver hoje cada instante
do princípio ao fim , intensamente,
até meu próprio futuro chegar...
E então, ele será meu agora, meu hoje,
mais uma vez!

Clevane Pessoa de A.Lopes, para Jade Liz

Jade Liz Oliveira França é filha da artista plástica Lorena d'Arc e de Tibério.Sua talentosa mãe nasceu em São Domingos do Prata , mas está radicada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais- Brasil é professora de cerâmica na Escola Guignard (*)"há proximadamente 20 anos", conta a "filhote de borboleta".E continua:"eu não sei falar muita coisa dela...... mas sei que ama verde e que eu amo muito ela, rsrsrrsrs"

Lorena D'Arc participa da edição III do "ORIGINAL-livro de artistas" (****), concebido e realizado por Regina Mello.

Tanto a mãe quanto a filha estiveram presentes na edição noturna do SEMENTES DE POESIA, evento do MUNAP(**),cuja diretora é a poeta e artista plástica Regina.

E agora, JADE por ela mesma:

"Nasci em Belo Horizonte meus pai são Lorena D'Arc e Tibério, faço natação desde 2 anos de idade, estudo no Santo Tomás de Aquino faço 8º ano/7ª série, gosto muito de arte e pretendo fazer faculdade de design e depois ir para moda. Adoro tudo com este tema. Gosto muito de poesia, mas não tenho jeito para escrever. Gostei muito do projeto "Sementes de Poesia"(**), pois dá a chance de integrar e mostrar para as pessoas a poesia que existe em tudo a nossa volta"

E o que mais me impressiona é a clara visão da perfeita ecologia que a adolescente de treze anos revela:

(...)" Me revolta saber o que as pessoas são capazes de fazer com nossa casa, a Terra. Espero que as pessoas fiquem mais conscientes do que estão fazendo e tomem vergonha de reverter este terrível quadro. Tento fazer o possível para alertar as pessoas do mal que estão fazendo e faço o máximo pra nos ajudar".

(*)Guignard:renomado artista de Belo Horizonte.A escola onde Lorena D'Arc leciona escultura é muito bela e tem o nome dele.Recentemente, o Palácio das Artes fez uma exposição de trabalhos seus, com suas cartas de amor, desenhadas por ele.

(**) MUNAP:Museu Nacional de Poesia:é itinerante, uma concepção avançada de Regina Mello, que atualmente dispõe de espaço no Parque Muncipal, com o apoio do diretor Homero Brasil e sua assistente Mônica Andrade.O MUNAP é itinerante e nas semanas Nacionais de Museu, vem realizando várias ações pela expansão da Poesia, além de outros eventos.

(***)SEMENTES DE POESIA:Sarau aberto, onde os poetas presentes lêem seus poemas e de outros autores, e os que não escrevem poemas, podem escolher nas colocadas à disposição e nos livros,e fazer leituras.
Temos registrado a resença preciosa de crianças e aolescentes.Jade é uma delas.

(****)"Original-Livro de Artistas":Concepção também arrojada de Regina Mello:20 artistas fazem 25 trabalhos e são montados 25 livros diferentes entre si.Podem usar qualque estilo ou material, sob um tema geral(O promeiro foi Mozart, o segundo "As Cordas Quem Nos cercam", o terceiro, "A Forma do Pote Vazio"-participei desta terceira edição com desenhos)sendo que cada artista recebe um - os demais vão para Museus e um pertence ao arquivo do MUNAP.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-InBrasCI-em Belo Horizonte-MG-Brasil.

Embaixadora Universal da Paz (Cercle de Les Embassadeurs Univ.de La Paix-Genebra, Suiça)

Vice -Presidente do IMEL_Instituto Imersão Latina.

Psicóloga -CRP 04-2539

2 comentários:

pennaforte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pennaforte disse...

Ah, Clevane, adoro poesia, mas também não tenho jeito para escrever. Beijos: Wanda Abreu