domingo, 7 de dezembro de 2008

Crianças Pela Paz III Semana do Voluntariado












Adoro trabalhar com crianças e hoje,em minha oficina de Paz e Poesia, não foi diferente.Os voluntários levaram seus filhos também e as crianças curtiram muito estar ouvindo histórias e poemas, declamando, desenhando, ouvindo música...





Fotos clicadas por mim ou por membros do Alô Vida, na III
Semana do Voluntariado(de 1 a 5 de dezembro/2008)a pelo CNJ-TJMG

Eu, entre as crianças, desenho para elas o rosto imaginário de Sadako.Um dois pablos-o maior, inspoirou-se e criou uma e certa garotinha quis fazer um meninozinho japonês-aproveitando a aula sobre olhos puxadinhos.



Crianças receberam laços prateados e pulserinhas brancas escritas PAZ, no fitilho .Uma pequenina perguntou se poderia dormir com seu laçarote-tanto gostou dele.

Jornais infantis (Aldravinha e edições espciais do CLESI Lítero Cultural-neste número, privilegiando haicais(centenário da imigração Japonesa ao Brasil)e onde está trasncrito:"...EU PENSO RENOVAR O HOMEM USANDO BORBOLETAS", DO GRANDE POETA MANOEL DE BARROS-MUITO A CALHAR...

Livros à disposição:
Belas bailarinas, de Marília Siqueira, do CLESI, ilustrado por Rosane Dias e poemas versados para o inglês por Lígia Brandão e Uelma Leite (edição do CLESI/USicultura, pela Editora Aldrava Letras e artes);também, entre outros, "Ah!Essas crianças", de Hebe C.Boa Viagem A.Costa, ilustrado pela Autora(Editora Scortecci)
e ainda "POIS É,CADA UM NA SUA!!!", ótimo para trabalhar as diferenças e a fraternidade da mesma autora;também D.Aranha e a Fadinha, de Gacy Simas.Todas as autoras são minhas amigas.



Painel com desenhos espontâneos, após ouvirem a história de Sadako Sasaki, da Bomba Atômica, sobre Hiroshima e Nagasaki e dos tsurus que Sadako dobrava.Uma garotinha disse que sabia fazer uma estrela em origami e a fez, pintando-a de azul.

Certa simpática mãe presente, ao ouvir dizer que as pulseirinhas brancas lembrariam para ter paz, pediu uma.A filhota desenhou então, um rosto onde a palavra PAZ foi por ela , escrita sobre a boca materna.

Mostrei-lhes que seus nomes vinham de vários Países.Por exemplo,Nicole (França), os dois Pablos (Espanha, Países latinos)...Lorenza(itália), Iago, Luana...Uma diversidade que prova o quanto nosso País é aberto aos outros povos...Pequena mostra

de como as pessoas devem mesmo irmanar-se,
sem preconceitos, pela PAZ.

Desenho de criança(mão pela pAZ), onde coloquei o TROVAD'OURO , uma "Sanfoninha de Trovas", de julho 2007, Ano I-N., em Mariana, MG, Brasil, da Delegacia da UBT(Unão Brasileira de Trovadores) inglês por Lígia Brandão e Uelma Leite ...

também repassei o blog "Mil Tsurus Pela paz' onde há o link para vídeo, no You Tube, que ensina a fazer tusurus:

http//miltsuruspelapaz.wordpress.com

2 comentários:

jorge vicente disse...

mas que projecto lindo o seu!!!

um grande abraço
jorge vicente

Vivi Souza disse...

Oi Flor! Que prazer ter rebido a sua visita em meu blog!Saiba que você faz um excelente trabalho! Aliás, sempre faço questão de colocar em meu blog trabalhos de qualidade, assim como os seus. Por isso, não pderia deixar de postá-lo para divulgar. Flor, que você continue exercendo este lindo trabalho, não tem coids mais prazerosa do que fazer atividades para as nossas crianças. Beijos no coração.
Ps: Irei linkar este seu blog no meu blog, para que outras pessoas possam vir aqui conhcer o seu trabalho.