segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Adravistas e Osquindô-Litratura para Crianças-ASSOCIAÇÃO CULTURAL CLUBE OSQUINDÔ DE PASSAGEM
Os aldravistas J.S.Sebastião e J.B.Dionadon entregam livros.
Os casal aldravista Benedito Donadon e Andreia , entre presentes, sempre a levar a poesia e a literatura infantil pelos brasis e ao exterior...
A encantadora D.Hebe Rola, acadêmica fundadora da ALB/Marina, aldravista e medalha de Ouro do InBRasCi, que recita, escreve e ensina poesia e música!Professora emérita da UFOP, é um exemplo vivo de que a poesia pode ser semeada.
Crianças felizes!Quem não gosta deler?
ASSOCIAÇÃO CULTURAL CLUBE OSQUINDÔ DE PASSAGEM INAUGURA OSQUINDOTECA
A Associação Cultural Clube Osquindô e a Casa do Godofredo inauguraram no último dia 13 de setembro de 2009, a Biblioteca Comunitária de Passagem de Mariana. O evento reuniu a comunidade do Distrito, educadores, promotores culturais, poetas e crianças. Nesse dia aconteceu a Invasão Literária, momento de leitura de história e poesias e apresentação dos alunos de Teatro do Distrito de Monsenhor Horta, projeto "Cláudio Manoel da Costa".
Com a criação da Osquindoteca, o pequeno porão da Casa do Godofredo irá abrigar um grande projeto. O porão foi transformado em um magnífico espaço de atuação cultural e literária contínua, voltado para as crianças e educadores do Distrito de Passagem de Mariana.
O objetivo da Osquindoteca é o desenvolvimento da leitura e o fomento à formação continuada de educadores, no campo da arte-educação. Para isto, a Osquindoteca irá constituir e disponibilizar um acervo no campo da literatura infanto-juvenil, dos brinquedos e das artes em geral, além de realizar um conjunto de ações, como oficinas, mostras, palestras, exibições de filmes, encontros, etc.
A Osquindoteca escolheu a Professora Emérita da UFOP, Hebe Rôla, para ser madrinha do espaço literário. A homenagem se deve ao exemplo inspirador de uma vida dedicada à vivência e ao cultivo das tradições culturais, das artes e da educação e contribuição profícua da educadora com a cidade de Mariana.
O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais e a Aldrava Letras e Artes doaram dicionários inglês-português, gramáticas, livros de haicais (do escritor J.B.Donadon-Leal) e poesias (do poeta Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal), exemplares do Jornal Aldrava Cultural, inúmeros livros de histórias e poesias infanto-juvenil de diversos autores, destacando os do Projeto Giro-Lê do Clube de Escritores de Ipatinga (Livro Jenipapo de J.S.Ferreira e Belas Bailarinas de Marília Siqueira), um vídeo cassete e uma coleção de inglês Walt Disney (curso completo de inglês para crianças), doados pela Governadora do InBrasCI-MG e Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Andreia Donadon Leal.
No dia 18 de setembro, às 13h, os poetas do Jornal Aldrava Cultural farão a oficina "Nas Sendas Brasileiras dos Haicais", para a meninada de Passagem de Mariana.
Fonte:Imprensa zaP, enviado pela amiga e poeta jornalista Elisabeth Misciasci(S>Paulo)
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><
Prezados aldravistas:
Parabéns ,aldravistas por mais um trabalho em prol das pessoas em formação.Levar a leitura , que abre as protas mágicas da criatividade, a tantos espaços, é, sem dúvida, um de seus trabalhos mais nobres.
Pena que somente soube hoje, pois teria enviado livros e solicitado a outros autores que o fizessem.Não recebi aqui , nenhuma comunicação desse evento, senão agora, pela Imprensa zaP.
Parabéns à ASSOCIAÇÃO CULTURAL CLUBE OSQUINDÔ DE PASSAGEM ,por essa iniciativa e à prezada D.Hebe Rola, merecedora de nossos mais calorosos aplausos. Quem ensina poesia a crianaças contribui para uma eterna primavera nas almas.
Poesia em Pirilampos
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Quem ensina poesia a crianaças
contribui para uma eterna primavera nas almas.
Cores tornam-se mais vivas
- pois luzes ficam acesas
em todos os compartimentos da mente -
são festa para os olhos jamais cansados
de apreender a beleza cíclica das estações.
A poesia é sozinha
miríade de mágicos pirilampos ,
que brilham também durante o dia
e cantam à noite
berceuses de fazer sonhar...
E os meninos e meninas
saem correndo
pela magia permitida,
a capturarem as pequeninas lanternas vivas
e assim fazerem um estrelário próprio
até que um dia se tornem parte dessa constelação
de versos pessoais.
Clevane Pessoa, Diret.Reg.do InBrasCI(Belo Horizonte), Vice Presidente do IMEL(América Latina), Representante do Movimento Cultural abrace e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia.
Um abraço cordial, sucessos , sempre;
Clevane
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário